segunda-feira, 5 de julho de 2010

RELAÇÃO AFETIVA TEM MUITOS LADOS

Relação Afetiva tem muitos lados
Débora Schnek

Uma relação afetiva tem muitos lados, que no dia a dia são fundamentados com o estabelecimento de regras que vão se edificando ao longo do aprofundamento da relação. Talvez esteja se perguntando, aprofundamento? Sim, qualquer relação que se estabelece sofre aprofundamento, por afinidade, quando os gostos, características, modos, são extremamente parecidos, por divergência, quando tudo é oposto ao outro, por necessidade, quando há motivos de forças maiores, como a imposição da convivência trabalhista, por exemplo. Mas o aprofundamento é quase inevitável.
Não tem como conviver ao lado de alguém sem aprofundar relacionalmente. Trocas de identidades, de segredos, sonhos, desejos. Mesmo que nada seja revelado e estabelecido, e lá estão. Estes estabelecimentos que define se a relação é um amor, uma amizade, uma cobiça, um ideal. Ela que contempla o sucesso e fracasso deste relacionamento. Muitos estabelecidos por critérios, pessoais, indiscutível, intransferível. Daí fica fácil explicar o motivo, que uma pessoa se torna insuportável pra você e outra que é bizarro socialmente é TUDO que buscastes em sua vida, e ainda mais… O que odeia se torna lindo nessa pessoa, e isso te deixa furioso e atraído.
Não tem como conviver afetivamente sem regras, elas estabelecem por si. Veja seus amigos: se fossem todos iguais? se usassem a mesma camisa? Ou tivessem a mesma idéia? Se sua namorada não implicasse com o seu melhor amigo? Ou seus pais não importassem por onde andou por algum tempo? Se seus professores ou chefes não entendessem que naquele dia NÂO DEU!??? E estes não te cobrassem nada?
As regras são estabelecidas ai. E os limites também. Você com certeza têm alguém com quem passaria um dia todo conversando e ao despedir ainda lembra-se de algo pra contar… E pessoas que cruzam seu caminho diariamente que conversa sobre questões banais como o tempo e o jogo da semana e você se culpa por não ter mais tempo, pois admira a pessoa. Outras que não vê há anos e é como se tivesse visto ontem, sendo que muitas cruzam seu caminho e não significa nada pra você. E todos esses casos possuem suas regras afetivas, estabelecidas pelos padrões da afetividade.
As relações afetivas modificam pensamentos, fecha e amplia horizontes, organiza e desestrutura qualquer relação de tempo. Elas permeiam a alma. Trazem saudades, sorrisos. Tristeza e dor. Por que relações afetivas são por inteiro. Ciúmes, sorrisos, charme, carinho. E mesmo que acaba… Elas estão lá… São lembranças… Aprendizagem. E se concretizam… São trocas, sorrisos, lagrimas. Simplesmente acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom ter alguém como você nos acompanhando!!! Deixe-nos sua mensagem: